Polícia revela fraude na compra de pneus para frota municipal em Brodowski; entenda esquema


Três mandados de busca e apreensão foram cumpridos nesta quarta-feira (19) em endereços ligados a um empresário e empresas contratadas pela prefeitura. Prefeitura de Brodowski, SP
Fabio Junior/EPTV
A Polícia Civil revelou, na tarde desta quarta-feira (19), um esquema de fraude envolvendo compras de pneus por parte da Prefeitura de Brodowski (SP). Três mandados de busca e apreensão foram cumpridos, em endereços ligados a um empresário e empresas contratadas pela administração municipal, em Brodowski e Santo Antônio da Alegria (SP).
Siga o canal g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
Segundo a polícia, as investigações apontam que, entre 2023 e 2024, a prefeitura efetuou a compra desses pneus para a frota municipal, mas parte deles sequer foi entregue. Além disso, ainda conforme as apurações, valores para essas compras foram repassados a servidores municipais.
A Polícia Civil também cita que uma das empresas contratadas, em 2024, não possui sede física. O g1 entrou em contato com a assessoria de comunicação da prefeitura e aguarda retorno.
Na operação desta quarta-feira, chamada de “Desgaste”, os agentes apreenderam equipamentos eletrônicos e documentos, com o intuito de identificar possíveis outros suspeitos e rastrear a quantia desviada.
“O objetivo das diligencias são a a apreensão de equipamentos eletrônicos e documentos para a identificação de outros envolvidos e a busca pelos valores desviados para o ressarcimento ao erário municipal”, diz nota.
Entre os crimes investigados estão associação criminosa, peculato e lavagem de dinheiro.
LEIA TAMBÉM
Presos por tráfico escondiam drogas em cargas com ração para peixes, diz polícia
Prefeitura alvo de outras investigações
A Prefeitura de Brodowski já foi alvo de outras operações recentes da Polícia Civil, como em dezembro de 2024, quando mandados de busca e apreensão foram cumpridos no Paço Municipal e na sede do Serviço de Autônomo de Água e Esgoto da cidade (Saaeb), entre outros endereços.
As suspeitas são de fraudes na realização de concursos públicos e na contratação de empresas, com desvios de recursos que chegam a R$ 1,5 milhão.
Em duas operações simultâneas, os policiais apreenderam documentos e equipamentos eletrônicos em dois imóveis vinculados ao atual prefeito, José Luis Perez, na residência de um vereador, de dois ex-secretários municipais e de quatro servidores do Saaeb, além das sedes da prefeitura e da autarquia.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEO: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.