Ucrânia entrega aos EUA rascunho sobre acesso a terras raras, diz mídia

O governo ucraniano finalizou um rascunho de acordo para fornecer aos Estados Unidos acesso às suas reservas de metais de terras raras e o passou para autoridades dos EUA, segundo a mídia ucraniana.

A resolução foi discutida pelos presidentes Volodymyr Zelensky e Donald Trump na quarta-feira (12).

O tópico também foi discutido durante a visita do secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, a Kiev esta semana.

Em uma entrevista à Fox News no último domingo (9), Trump declarou que havia dito aos ucranianos: “Quero o equivalente a US$ 500 bilhões em terras raras. E eles basicamente concordaram em fazer isso para que pelo menos não nos sintamos estúpidos.”

Zelensky postou mais tarde no X que os minerais não seriam entregues de graça.

“A Ucrânia está aberta a parcerias, mas nossos recursos não são algo que simplesmente entregamos — mesmo para nossos aliados mais próximos”, escreveu. “A cooperação estratégica deve ser mutuamente benéfica.”

Mas o presidente ucraniano também sinalizou uma abertura no passado para permitir que os EUA acessem os recursos naturais de seu país, incluindo seus depósitos de minerais críticos como grafite, lítio, titânio, berílio e urânio.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Ucrânia entrega aos EUA rascunho sobre acesso a terras raras, diz mídia no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.