Ouça momento em que piloto da Gol avisa torre sobre colisão com carro no RJ

Um áudio obtido pelo canal Aviation TV e cedido à CNN mostra o momento em que um piloto da Gol avisa a torre de controle do Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, após ter atingido um automóvel durante o procedimento de decolagem.

O caso ocorreu por volta das 22h da última terça-feira (11).

Ouça:


Veja como foi o diálogo entre o piloto e a torre:

  • PILOTO: Gol uno meia sete quatro [1674] abortando a decolagem. Tem um carro no meio da pista.
  • TORRE: – Confirme, 1674
  • PILOTO: – Na decolagem, trombamos um carro no meio da pista uno zero [10].
  • TORRE: – Confirme: o carro estava dentro da pista ou estava liberando na Charlie Charlie [referência à taxiway CC – uma via para deslocamento de aeronaves entre o terminal e a pista e pouso/decolagem]?
  • PILOTO: – No eixo da pista. No eixo da pista colidiu.
  • TORRE: 1674 confirme: colidiu com o veículo?
  • PILOTO: Afirmativo.

O avião envolvido na ocorrência é um Boeing 737 MAX 8, prefixo PS-GPP, que faria o voo 1674, entre Rio de Janeiro e Fortaleza. Após a colisão, a aeronave teve danos na parte de baixo da fuselagem, enquanto o automóvel ficou sem a capota.

Apesar do susto, ninguém se feriu.

Em nota, a Gol informou que o jato atingiu uma viatura da concessionária RIOgaleão, responsável pelo aeroporto. “A decolagem foi interrompida e todos os passageiros e tripulantes desembarcaram em segurança. Um voo extra para Fortaleza foi disponibilizado para quem optou por seguir viagem. Aqueles que decidiram permanecer no Rio de Janeiro receberam toda assistência para acomodação, transporte e alimentação”, informou a companhia aérea.

A Gol disse ainda que “tripulação e equipe seguiram os procedimentos e agiram rapidamente para garantir a segurança dos passageiros” e que irá colaborar com as investigações do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).

A Riogaleão não deu detalhes sobre o incidente. Disse apenas que a ocorrência envolveu “um veículo de manutenção e uma aeronave em uma das pistas do aeroporto” e que não houve feridos.

“A concessionária reforça seu compromisso com a segurança operacional e segue em colaboração com o Cenipa, órgão que está conduzindo as investigações”, finalizou a empresa.

 

Este conteúdo foi originalmente publicado em Ouça momento em que piloto da Gol avisa torre sobre colisão com carro no RJ no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.