Walter Salles já teve filme desqualificado do Oscar; entenda

Walter Salles, 68, está mais uma vez representando o cinema brasileiro no Oscar. Este ano, o filme “Ainda Estou Aqui” recebeu três indicação, incluindo ao prêmio de Melhor Filme.

O cineasta já tem uma longa trajetória na disputa pelo prêmio. Ao todo, ele representou o Brasil em quatro edições: “A Grande Arte” em 1991, “Central do Brasil” em 1999, “Abril Despedaçado” em 2002 e, agora, com “Ainda Estou Aqui“.

Embora seja um nome conhecido pela Academia, nem todas as submissões de Walter Salles foram aceitas. Ao longo de sua trajetória, uma delas acabou sendo rejeitada pela comissão.

“Diários de Motocicleta” foi considerado inelegível para a categoria de Melhor Filme em Língua Estrangeira no Oscar 2005.

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (AMPAS, em inglês) possui regras rigorosas de elegibilidade para o prêmio de Melhor Filme Internacional.

Por ser uma coprodução entre Brasil, Argentina, Peru, Chile e Estados Unidos, o longa foi considerado inelegível, pois a AMPAS determinou que ele não apresentava elementos suficientes de um único país para se qualificar.

Na época, o copresidente da Focus Features, David Linde, respondeu à decisão dizendo: “É um filme verdadeiramente indígena, mas, neste caso, isso não se refere a um único país, e sim ao mundo”.

Mesmo assim, “Diários de Motocicleta” representou o Brasil no Globo de Ouro e no Bafta, onde recebeu indicações.

Inspirado nos diários de viagem de Ernesto Che Guevara, o filme narra a trajetória do jovem estudante de medicina e futuro revolucionário (interpretado por Gael García Bernal) ao lado de seu amigo Alberto Granado (Rodrigo de la Serna, de “O Lobista”).

Os dois embarcam em uma aventura de motocicleta que os leva do Brasil ao Peru, descobrindo pelo caminho as profundas desigualdades sociais da América do Sul.

Eles convivem com camponeses em situação de pobreza e presenciam a exploração de trabalhadores por industriais ricos. A jornada atinge seu ponto decisivo em uma colônia de leprosos no Peru, onde Ernesto passa por uma transformação pessoal que redefine seus valores e sua visão do mundo.

Atualmente, “Diários de Motocicleta” está disponível apenas para compra e aluguel digital no Apple TV+.

Assista ao trailer de “Diários de Motocicleta”

Este conteúdo foi originalmente publicado em Walter Salles já teve filme desqualificado do Oscar; entenda no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.