Cielo vê queda em vendas do varejo no Brasil em janeiro

A empresa de meios de pagamento Cielo anunciou nesta segunda-feira (10) que seu indicador que mede o comportamento das vendas no varejo no país mostrou recuo de 0,3% em janeiro sobre um ano antes, descontada a inflação.

A companhia, controlada por Banco do Brasil e Bradesco, afirmou que as vendas nominais, incluindo a inflação, subiram 5,5% na mesma comparação.

Na semana passada, a rival da Cielo, Getnet, controlada por Santander Brasil, divulgou levantamento citando que as vendas no varejo ampliado no Brasil em janeiro cresceram 2,8% sobre um ano antes, mas o setor de serviços mostrou queda de 4,1% na mesma comparação.

Segundo o indicador da Cielo, ICVA, o segmento de serviços mostrou queda deflacionada de 2,1% em janeiro na comparação anual, pressionado pelo desempenho de bares e restaurantes.

O segmento de bens duráveis também mostrou baixa no período, recuando 2,4% sob peso do desempenho negativo de móveis, eletrodomésticos e óticas e joalherias. O segmento de bens não duráveis, na medição do ICVA, teve crescimento de 1,1% nas vendas deflacionadas de janeiro.

Em janeiro, apenas a região Sul (+1,6%) apurou crescimento nas vendas no varejo. As demais, recuaram, com destaque para quedas de 2,8% do Centro-Oeste e de 2,4% do Norte. Nordeste teve queda de 2% e o Sudeste apurou quase estabilidade, uma oscilação negativa de 0,1%.

“Alimentação fora de casa, combustíveis e passagens aéreas, por exemplo, registraram aumentos de preços, o que pode ter desestimulado as compras. Segmentos presenteáveis, como Óticas e Joalherias, também apresentaram retrações nas vendas, que podem ter sido consequência da antecipação de compras nos períodos da Black Friday e Natal”, afirmou Carlos Alves, vice-presidente de tecnologia e negócios da Cielo, em comunicado da empresa ao mercado.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Cielo vê queda em vendas do varejo no Brasil em janeiro no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.