Chevrolet suspende produção do Onix e Onix Plus no Brasil

Um dos carros mais vendidos do Brasil tem mais uma suspensão de sua fabricação prevista para 2025. O modelo em questão é o Chevrolet Onix, além do sedã Onix Plus. A informação confirmada nesta sexta (7) pela General Motors e afeta funcionários na planta de Gravataí, na grande Porto Alegre.

A GM já havia anunciado que os dois modelos terão a produção paralisada entre 17 de fevereiro e 7 de março, para ajuste de demanda de mercado. A montadora informou à CNN Auto que a produção será interrompida para ajustes na linha de montagem.

Além disso, a montadora também negocia com o Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí (Sinmgra) uma suspensão temporária dos contratos de trabalho, medida conhecida como lay-off. De acordo com o comunicado oficial (íntegra abaixo), tal medida “deverá afetar parcialmente a produção” dos veículos.

Uma assembleia geral dos funcionários da GM em Gravataí foi convocada para o próximo 10 de fevereiro. Caso a medida seja aprovada, o lay-off deverá iniciar em 22 de abril, podendo vigorar de dois a cinco meses, prorrogáveis por até mais cinco meses. Isso deverá afetar entre 700 e 1.000 funcionários da fábrica.

A decisão de paralizar a produção dos modelos ocorre num momento de transição do segmento dos hatches compactos, do qual o Onix já foi líder. O carro fabricado no RS viu a concorrência crescer, sobretudo com o Hyundai HB20 e o Volkswagen Polo. No último mês, o Onix registrou 3.856 unidades vendidas no varejo em janeiro de 2025, ficando atrás de modelos como Hyundai Creta, Chevrolet Tracker e Honda HR-V.

Apesar dos sinais negativos, Onix e Onix Plus seguirão em linha e a fábrica de Gravataí recebe parte dos novos investimentos da GM. Em julho de 2024, a montadora anunciou um aporte de R$ 1,2 bilhão para modernizar a fábrica de Gravataí e desenvolver um novo modelo que será lançado em 2026. O valor faz parte dos R$ 7 bi que a GM destinou ao Brasil.


Chevrolet Onix Plus
Chevrolet Onix Plus: modelo tem porta-malas de 500 l • Foto: Divulgação

No ano em que a marca completa 100 anos no Brasil, a dupla Onix e Onix Plus será contemplada com uma renovação. Os modelos compactos vão receber uma reestilização visual com faróis integrados ao para-choque, nova grade frontal assinatura luminosa afilada na parte superior, onde ficará a luz de rodagem diurna (DRL).

No conjunto mecânico, o motor 1.0 turbo flex de três cilindros será mantido, mas poderá receber ajustes para atender às novas normas de emissões e ruídos que entraram em vigor. O bloco deverá ter um leve aumento de potência, passando de 116 CV para 121 CV.

Em termos de tecnologia, a linha Onix 2026 terá como item de série a central multimídia MyLink com tela de 8 polegadas. O sistema contará com conectividade sem fio para Android Auto e Apple CarPlay. Uma possível novidade seria o cluster digital, item disponível em carros da concorrência.

Confira as notas da GM na íntegra:

“GM confirma que vai conceder férias coletivas na fábrica de Gravataí entre 17 de fevereiro e 7 de março. Para completar, salienta que haverá days off de 10 a 14 e no dia 17 de março. A companhia, que celebra 100 anos da sua chegada ao Brasil este ano, comenta que “as paradas são necessárias para a atualização e modernização de processos em algumas áreas da produção.”

“A General Motors informa que está em processo de negociação com o Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí para a adoção de um período de suspensão temporária de contratos de trabalho (lay-off), que deverá afetar parcialmente a produção. A medida, caso aprovada, tem como objetivo adequar a produção da fábrica de Gravataí (RS), responsável pelos modelos Onix e Onix Plus, à demanda atual do mercado.

A GM reforça seu compromisso com seus colaboradores e parceiros, e continuará monitorando o cenário econômico para tomar decisões alinhadas às necessidades do momento, sempre em diálogo com as partes envolvidas.”

Novo Chevrolet Equinox é oficialmente lançado no Brasil; veja mudanças

Este conteúdo foi originalmente publicado em Chevrolet suspende produção do Onix e Onix Plus no Brasil no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.