Trump contra o mundo: quais os países no alvo da ira do presidente dos EUA?

Desde que tomou posse em 20 de janeiro, o presidente dos EUA, Donald Trump, já comprou briga com diversos países, como China, Canadá e México. Os conflitos não se limitam a questões econômicas.

A lista segue crescendo, já que na terça-feira Trump afirmou que pretende tomar o controle da Faixa de Gaza, gerando críticas internacionais. Outro país que entra no discurso agressivo do presidente norte-americano é o Irã, que foi ameaçado de sanções caso siga com seu plano nuclear e supostos planos de assassinar Trump.

Canadá

Trump anunciou tarifas contra o Canadá. No dia 20 de janeiro de 2025, o presidente dos Estados Unidos afirmou que pretendia impor tarifas alfandegárias de 25% sobre produtos canadenses a partir de 1º de fevereiro, alegando que a medida pressionaria o Canadá a endurecer suas políticas contra a imigração ilegal e o tráfico de drogas.

México

Trump também anunciou tarifa de 25% para os produtos provenientes do México —depois, adiou a medida. A justificativa no momento da imposição da tarifa foi a de que o país tem feito pouco para conter imigração ilegal e tráfico de drogas —principalmente fentanil, opioide responsável por uma epidemia de mortes por overdose nos EUA. A presidente mexicana prometeu enviar 10 mil soldados à fronteira.

Dinamarca (Groenlândia)

Em dezembro de 2024, Trump voltou a falar sobre o interesse em comprar a Groenlândia, território autônomo da Dinamarca. O presidente dos EUA enfatizou a importância estratégica e econômica da região para os EUA. “Para fins de segurança nacional e liberdade em todo o mundo, os Estados Unidos da América sentem que a propriedade e o controle da Groenlândia são uma necessidade absoluta”, escreveu Trump no Truth Social.

China

Trump anunciou tarifa de 10% para a China. Ao lado do México e Canadá, a China responde por mais de um terço das importações dos EUA, fornecendo carros, remédios, calçados, madeira, eletrônicos, aço e muitos outros produtos aos consumidores americanos.

União Europeia

Trump já anunciou possíveis medidas que devem atingir o bloco europeu. O presidente dos EUA subiu o tom e disse que “com certeza” planeja atingir a União Europeia, bloco europeu de 27 nações, com novas taxas de importação.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.