Trump diz que tem poder para acabar com agência de ajuda externa dos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta segunda-feira (3) que não precisa que o Congresso desmanche a Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional (USAID), sugerindo que pretende avançar com planos para reduzir significativamente o papel da agência.

“Não quando se trata de fraude. Se houver fraude, estas pessoas são lunáticas”, disse Trump quando questionado por Jeff Zeleny, da CNN, sobre a sua capacidade de exigir grandes mudanças na USAID.

“Queremos apenas fazer a coisa certa. É algo que deveria ter sido feito há muito tempo. Enlouqueceram durante a administração Biden. Eles enlouqueceram, o que estavam fazendo e o dinheiro que estavam dando a pessoas que não deveriam recebê-lo”, disse Trump no Salão Oval.

“Faremos um relatório”, continuou ele. “Entregaremos esse relatório no momento apropriado.”

Pressionado sobre o seu apoio à USAID durante o seu primeiro mandato, Trump disse que adorou o “conceito”, mas não a execução da missão da agência.

“Eles acabaram sendo lunáticos de esquerda radical. E o conceito é bom, mas é tudo uma questão de pessoas”, disse ele.

Entenda o que é a USAID

A USAID foi criada em 1961 sob a administração do Presidente John F. Kennedy e é o braço humanitário do governo dos EUA.

A agência distribui bilhões de dólares anualmente em todo o mundo para aliviar a pobreza, tratar doenças e responder à fome e às catástrofes naturais. Promove também a construção e o desenvolvimento da democracia, apoiando organizações não governamentais, meios de comunicação independentes e iniciativas sociais.

A USAID é uma ferramenta essencial de soft power dos Estados Unidos para promover relações com comunidades em todo o mundo, dizem as autoridades. Os pilares da segurança nacional dos EUA são os “três D”: defesa, diplomacia e desenvolvimento, liderados, respectivamente, pelo Departamento de Defesa, Departamento de Estado e USAID.

Cerca de 60 funcionários seniores da agência de ajuda externa foram afastados na semana passada, acusados de tentar contornar a ordem executiva de Trump de congelar a ajuda externa durante 90 dias. Muitos outros funcionários juniores e contratados da agência também foram colocados em licença, disseram várias fontes à CNN.

No sábado (1°), o site da USAID foi desativado e uma nova página da agência apareceu no site do Departamento de Estado. A conta no X da USAID também ficou offline no sábado, e uma fonte disse à CNN que todo o escritório de relações públicas da agência foi colocado em licença e seus sistemas foram bloqueados.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Trump diz que tem poder para acabar com agência de ajuda externa dos EUA no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.