Família de refém israelense-americano libertado agradece Trump

A família do cidadão israelense-americano Keith Siegel, o terceiro refém a ser solto neste sábado (1º) pelo grupo palestino Hamas, agradeceu ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pelo papel dele nos esforços de libertação de Siegel.

“Obrigado, presidente Trump, por trazer o nosso pai de volta para nós. Restam agora 79 reféns que também aguardam para se reunirem com os entes queridos. Nossa esperança está em você”, declarou a família em um comunicado divulgado através do Fórum de Famílias de Reféns.

A família acrescentou que ficou “preenchida por uma felicidade indescritível” quando Siegel chegou em Israel. “Finalmente, depois de 484 longos e terríveis dias e noites, cheios de imensa preocupação com o nosso pai, podemos respirar novamente”.

“Obrigado aos governos de Israel e dos Estados Unidos por concretizarem este acordo abençoado – um acordo que dá prioridade à vida humana e incorpora os valores judaicos e israelenses”, continuaram.

“Como cidadãos, é nosso dever garantir que todos os reféns voltem. Aqueles que estão vivos, para as suas famílias para receberem tratamento; aqueles que foram assassinados, para receberem um enterro adequado na terra de Israel”, declarou a família Siegel.

Entenda o conflito na Faixa de Gaza

Israel realiza intensos ataques aéreos na Faixa de Gaza desde 2023, após o Hamas ter invadido o país e matado 1.200 pessoas, segundo contagens israelenses. Além disso, o grupo mantém dezenas de reféns.

O Hamas não reconhece Israel como um Estado e reivindica o território israelense para a Palestina.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, prometeu diversas vezes destruir as capacidades militares do Hamas e recuperar as pessoas detidas em Gaza.

Além da ofensiva aérea, o Exército de Israel faz incursões terrestres no território palestino. Isso fez com que grande parte da população de Gaza fosse deslocada.

A ONU e diversas instituições humanitárias alertaram para uma situação humanitária catastrófica na Faixa de Gaza, com falta de alimentos, medicamentos e disseminação de doenças.

Detectar, interceptar: entenda como funciona o Domo de Ferro de Israel

Este conteúdo foi originalmente publicado em Família de refém israelense-americano libertado agradece Trump no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.