Chevrolet faz 100 anos no Brasil: relembre 11 carros icônicos

Uma das marcas mais populares do mercado nacional acaba de completar 100 anos. Em 26 de janeiro de 1925, a General Motors of Brazil S.A. foi registrada na capital paulista. A primeira instalação foi um galpão no bairro do Ipiranga, onde a empresa montava veículos importados dos Estados Unidos.

Somente naquele ano, foram 2.778 veículos, especialmente caminhonetes e caminhões importados em regime CKD (Completely Knocked Down). Nos anos seguintes, a GM passou a montar modelos de outras marcas como Cadillac, Buick e Oakland. O primeiro veículo 100% nacional veio nos anos 1950, e o primeiro automóvel de passeio em 1968, com o Chevrolet Opala.

A marca americana ampliou a sua presença no país e hoje possui cinco fábricas no Brasil. Cerca de 20 milhões de veículos foram produzidos neste centenário e, para 2025, pelo menos cinco novos produtos serão lançados, incluindo um elétrico.

No aniversádio de 100 anos da Chevrolet no Brasil, relembre abaixo 11 dos veículos mais marcantes de sua história.


Chevrolet 3100 Brasil 1958: primeiro veículo da GM fabricado no Brasil
Chevrolet 3100 Brasil 1958: primeiro veículo da GM fabricado no Brasil • Reprodução

1. Chevrolet 3100 (1947 – 1964)

A Chevrolet 3100 chegou ao Brasil em 1947 e marcou o início da popularização da marca no país. Inicialmente importada e montada localmente (CKD), ela começou a ser fabricada em solo nacional em 1958. A picape recebeu, em 1955, o apelido de Martha Rocha, miss Brasil do ano anterior.

Foi o primeiro Chevrolet fabricado no país e ficou conhecido como “Brasil”. O modelo se tornou essencial para o transporte de mercadorias nas décadas de 1950 e 1960. Um exemplar de 1960 participou de uma expedição comemorativa, saindo de Manaus e chegando ao museu da GM em Detroit, onde está exposto atualmente.


Chevrolet D10: picape foi destaque nos anos 60 a 80 no Brasil
Chevrolet D10: picape foi destaque nos anos 60 a 80 no Brasil • Divulgação

2. Chevrolet C10 (1964 – 1984)

Sucessora da 3100, a C10 consolidou a presença da GM no segmento de picapes no Brasil. Produzida por 20 anos, era versátil e também deu origem a um dos primeiros SUVs nacionais: o Veraneio, muito usado por forças militares. Houve ainda uma versão a álcool, chamada de A10, e a diesel, a D10.


Chevrolet Opala 1968: primeiro carro de passeio da GM de fabricação nacional
Chevrolet Opala 1968: primeiro carro de passeio da GM de fabricação nacional •

3. Chevrolet Opala (1968 – 1992)

O Opala foi o primeiro carro de passeio produzido pela GM no Brasil, representando um marco na indústria automotiva nacional. O carro era derivado do Opel Rekord, mas com design e soluções escolhidas para o país. Inicialmente lançado como um sedã familiar, mais tarde, ganhou versões esportivas (como o SS) e luxuosas (Diplomata).

Ao longo de seus 24 anos de produção, o Opala se consolidou como símbolo de status e foi um dos modelos mais desejados de sua época. Saiu de linha para dar lugar ao Chevrolet Omega.


Chevrolet Chevette
Chevrolet Chevette • Divulgação

4. Chevrolet Chevette (1973 – 1994)

Um dos carros mais icônicos, ajudou a tornar a Chevrolet mais acessível, já que o Opala era bem mais caro. Também era derivado de um Opel, no caso, o Kadett. Desenvolvido para atender às classes médias e populares, o Chevette foi um dos carros mais vendidos do Brasil, com 1,6 milhão de unidades comercializadas.

O modelo ganhou variantes, como um hatch, a perua Marajó e a picape Chevy 500, ampliando sua presença no mercado.


Chevrolet Monza (1982 - 1996)
Chevrolet Monza (1982 – 1996) • Divulgação

5. Chevrolet Monza (1982 – 1996)

Outro ícone da marca, o Chevrolet Monza chamou atenção pela linhas quadradas, típicas dos anos 1980. Era derivado do Opel Ascona e foi um divisor de águas no segmento de sedãs médios.

Lançado em 1982, rapidamente conquistou o público, sendo o carro mais vendido do Brasil em 1984, 1985 e 1986. Com versões que combinavam conforto, desempenho e tecnologia, o Monza moldou o gosto do consumidor brasileiro por sedãs sofisticados.


Chevrolet Omega (1992 a 2012)
Chevrolet Omega (1992 a 2012) • Divulgação

6. Chevrolet Omega (1992 a 2012)

Lançado em 1992, chegou para substituir o Chevrolet Opala no Brasil. Com linhas aerodinâmicas e muita tecnologia, o Omega foi o primeiro carro nacional a ter CD Player, além de oferecer itens então raros, como computador de bordo. Tinha motores 2.0, quatro cilindros, e 3.0 e 4.1, de seis, e também gerou a versão perua Suprema.

A produção nacional encerrou em 1998 e, no ano seguinte, passou a vir importado da Austrália. Saiu de linha em definitivo em 2012.  A Chevrolet até tentou sucesso com sedãs grandes no Brasil, com o Malibu, mas coube ao Omega um lugar na história nacional.


Chevrolet Corsa (1994 - 2012)
Chevrolet Corsa (1994 – 2012) • Divulgação

7. Chevrolet Corsa (1994 – 2012)

O Corsa marcou a modernização dos hatches compactos no Brasil. Ao contrário dos carros quadrados dos anos 1980, esse tinha linhas arredondadas que marcavam uma nova época, conquistando nova geração de consumidores.

Produzido em duas gerações, o Corsa representou a transição da GM para veículos mais acessíveis e alinhados com tendências globais.


Chevrolet S10 Z71 2025: novo visual e mais tecnologia
Chevrolet S10 Z71 2025: novo visual e mais tecnologia • Thiago Ventura/CNN

8. Chevrolet S10 (1995 – atualmente)

Dos 100 nos da Chevrolet, a S10 se destaca por estar há 30 anos em linha. Primeira picape média produzida no Brasil, a S10 é um dos modelos mais duradouros no país. Desde sua chegada, o modelo se destacou com versões que atendem tanto ao trabalho como ao lazer

A S10 já ultrapassou 1 milhão de unidades vendidas, consolidando-se como uma das principais alternativas do segmento. Da S10, também derivou a versão SUV chamada atualmente de TrailBlazer.


Chevrolet Celta (2000 - 2015)
Chevrolet Celta (2000 – 2015) • Divulgação

9. Chevrolet Celta (2000 – 2015)

Barato e espartano, o Celta foi criado como uma opção de entrada econômica e eficiente. Projetado no Brasil, o modelo vendeu 1,5 milhão de unidades em seus 15 anos de produção.

Apesar de surgir em uma época de poucas inovações da marca, ajudou a manter as vendas e manter a tradição da Chevrolet no país. Do Celta, foi derivado o sedã Prisma.


Chevrolet Onix
Chevrolet Onix • Divulgação

10. Chevrolet Onix (desde 2012)

O Onix marcou o revival da Chevrolet, após um confuso começo de milênio no Brasil. O modelo revolucionou o mercado ao se tornar o carro mais vendido do Brasil por vários anos consecutivos. Com design moderno e tecnologia avançada, o veículo definiu novos padrões para hatches compactos.

A segunda geração, lançada em 2019, manteve o sucesso do modelo e continua sendo um dos pilares da GM no país. No ano do centenário, será renovado, junto com o sedã Onix Plus.


Chevrolet Camaro 2010
Chevrolet Camaro 2010 • Divulgação

11. Chevrolet Camaro (2010 a 2024)

Um ícone da indústria automtoiva americana, o Camaro foi vendido no Brasil desde 2010.  Importado dos Estados Unidos, nunca teve grande volume de vendas, mas permanece no imaginário popular como carro de celebridades e jogadores de futebol. Foi homenageado com a música sertaneja “Camaro Amarelo” em sua quarta geração.

Saiu de linha de forma honrosa com uma série especial de despedida em 2024, a Camaro Collection com apenas 125 unidades. Um nova geração elétrica deverá ser revelada nos próximos anos.

Confira carros que serão lançados ainda em 2025

Este conteúdo foi originalmente publicado em Chevrolet faz 100 anos no Brasil: relembre 11 carros icônicos no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.