Cientistas descobrem técnica para apagar memórias ruins do cérebro

Pesquisadores da Universidade de Hong Kong (China) criaram uma técnica para apagar memórias consideradas negativas, reativando lembranças positivas enquanto se está dormindo.

Verificada com êxito em um estudo publicado em julho de 2024 no periódico PNAS (Proceedings of the National Academy of Sciences), a técnica usa a TMR (Reativação da Memória Direcionada), que associa recordações a sinais sensoriais (como odores ou sons) para reativar memórias específicas de forma inconsciente.

O estudo sugere o uso dessa abordagem para tratar traumas e melhorar o bem-estar psicológico.

O procedimento envolve um fenômeno chamado Reativação da Memória Direcionada, ou TMR, que busca manipular a forma como as memórias são naturalmente reativadas enquanto dormimos. A ideia central é utilizar sinais sensoriais, como sons ou odores, associados às memórias para induzir o cérebro a reforçar ou suprimir certas lembranças.

Veja o que foi dito

“De modo geral, nossas descobertas podem oferecer novas percepções relevantes para o tratamento da lembrança patológica ou relacionada a traumas (…) Nosso estudo convida pesquisas futuras a aproveitar o potencial das técnicas de edição de memória baseadas no sono para gerenciar memórias aversivas e promover o bem-estar psicológico”, escrevem os autores no artigo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.