Waack: Nenhuma área da política brasileira escapa de Trump

Para o Brasil, Trump é um tsunami. Que atingiu todos os setores relevantes de política e economia.

Na política comercial, até aqui as exportações brasileiras para os Estados Unidos foram pouco taxadas. Vai continuar assim?

Na geopolítica, Trump enxerga a China como seu grande inimigo, e o Brasil preside o grupo dos Brics, que virou um braço da China. Como é que fica nossa relação com Washington?

Trump abraçou e foi abraçado pelos donos das big techs e a briga deles para não serem taxados nem regulados. Com o Brasil, especialmente no Judiciário, falando em regular redes, como é que fica?

Trump retirou os Estados Unidos do Acordo de Paris de combate às mudanças climáticas, enquanto o Brasil se prepara para sediar a COP 30, que trata justamente disso. Como fica agora a política ambiental brasileira?

Não por último, Trump abriu uma campanha a favor de liberdade de expressão. Ligada ou não aos interesses das big techs, é uma expressão da guerra cultural em escala planetária na qual Trump assume a liderança das correntes políticas chamadas de direita.

Como é que fica para o governo de esquerda brasileiro diante de uma oposição que se sente empolgada e inflamada com a vitória de Trump nos Estados Unidos?

E dele espera até mesmo ajuda concreta para pressionar o Supremo no caso do ex-presidente Jair Bolsonaro?

Nenhuma dessas perguntas tem, por enquanto, uma resposta clara ou definitiva.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Waack: Nenhuma área da política brasileira escapa de Trump no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.