Médico se recusa atender pacientes em UPA e é demitido; Veja VÍDEO

Um médico de Santa Luzia, na Grande Belo Horizonte, foi demitido após recusar um pedido de reforço no atendimento geral da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) São Benedito, no sábado, 18 de janeiro. A situação ocorreu durante uma visita surpresa do prefeito Paulo Bigodinho, que ficou surpreso ao encontrar o profissional deitado na sala de descanso.

Durante a visita à UPA, o prefeito foi até a sala de descanso dos médicos, onde encontrou o profissional usando o celular enquanto o local estava lotado de pacientes na recepção. Quando questionado sobre a possibilidade de ajudar no atendimento geral, o médico, que estava escalado para o plantão de urgência, explicou que seu compromisso era com a sala de urgência e que o acordo de trabalho não o obrigava a atender outras áreas.

“Não é minha responsabilidade”

O médico afirmou que, ao realizar tarefas fora da sua atribuição, poderia assumir responsabilidades que não eram dele. “Leva a mal não, mas eu vim pra dar plantão aqui na sala de urgência”, justificou. O prefeito insistiu, argumentando que a situação exigia um esforço extra. “Enquanto tá pegando fogo lá fora, não pode ajudar? É melhor deixar pegar fogo?”, perguntou, mas o médico permaneceu firme na sua posição.

A demissão

Diante da recusa do médico em colaborar, o prefeito anunciou a demissão imediata do profissional. “Então não tem jeito? Você pode ajudar hoje? Não pode? Então é seu último dia aqui”, declarou o prefeito. Após o episódio, ele afirmou que a cidade precisava de trabalhadores comprometidos. “Santa Luzia agora tem que trabalhar. Se não for para trabalhar, não precisa vir”, completou.

Até o momento, a Prefeitura de Santa Luzia não respondeu sobre os critérios de contratação de médicos plantonistas e a possibilidade de reforçar o atendimento nas unidades. Também não houve retorno do Conselho Regional de Medicina (CRM) sobre as normas que regem a atuação dos profissionais em funções fora de sua especialidade.

Assista ao vídeo:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.