Musk é acusado de gesto nazista em evento de Trump; assista

O empresário Elon Musk, dono da rede social X, falou na arena Capital One, durante o evento da posse de Donald Trump. Enquanto fazia seu discurso, o bilionário fez um gesto que se assemelha a uma saudação nazista.

Durante sua fala, Musk, que é cotado para chefiar o novo Departamento de Eficiência Governamental, disse que a eleição de Trump foi uma “vitória da civilização”. No fim do discurso, ele agradece “a todos que fizeram isso acontecer” e faz o gesto com a mão para frente.

“Se foram de propósito ou não, pouco importa: os gestos de Steve Bannon e Elon Musk semelhantes à saudação nazista nos alertam para quem são os ídolos dos Bolsonaros. Duas ameaças à democracia no planeta; um articulador do fascismo global e um ditador das redes sociais que não respeitam a soberania, a Justiça e o processo democrático em nosso país”, escreveu a parlamentar.

Saudação

Conforme descrito pela ADL, na Alemanha, entre 1933 e 1945, a saudação dos seguidores de Adolf Hitler “era frequentemente acompanhada de cânticos ou gritos de ‘Heil Hitler’ ou ‘Sieg Heil’. Desde a Segunda Guerra Mundial, os neonazistas e outros supremacistas brancos continuaram a usar a saudação, tornando-a o sinal de mão supremacista branco mais comum no mundo”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.