Governo Federal reconhece emergência em seis cidades afetadas por desastres

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), e a Defesa Civil Nacional, reconhecerem, nesta segunda-feira (20), situação de emergência em seis cidades brasileiras afetadas por desastres naturais. As portarias com os reconhecimentos foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU).

Os municípios de Presidente Jânio Quadros, na Bahia; Dona Inês, na Paraíba; Codó e Matinha, no Maranhão, e Solonópole, no Ceará, tiveram o reconhecimento devido aos efeitos da estiagem e da seca prolongada.

Além desses, o município de Lages, em Santa Catarina, também foi incluído na lista após registrar uma queda de granizo.

As prefeituras das cidades afetadas agora podem solicitar recursos do Governo Federal para implementar ações emergenciais de defesa civil.

Entre as medidas possíveis estão “a compra de cestas básicas, água mineral, refeições para trabalhadores e voluntários, além de kits de limpeza e itens de higiene pessoal e de dormitório, entre outros”.

Além do apoio imediato, a Defesa Civil Nacional continua com suas ações de capacitação e qualificação dos agentes de proteção e defesa civil.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Governo Federal reconhece emergência em seis cidades afetadas por desastres no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.