FBI alerta sobre golpes em Los Angeles em meio a incêndios florestais

Pessoas impactadas pelos incêndios florestais no Condado de Los Angeles devem ficar em alerta com golpistas que “buscam explorar eventos com muitas vítimas e desastres”, declarou o FBI em um anúncio de serviço público nesta quinta-feira (16).

O aviso também se aplica às vítimas do ataque terrorista em Nova Orleans no dia de Ano Novo, de acordo com o FBI.

Os golpistas geralmente pedem doações falsas de caridade online e também pessoalmente, e são conhecidos por se passar por celebridades, influenciadores ou funcionários do governo nas redes sociais, ressaltou o anúncio. A inteligência artificial também é usada em algumas ocasiões, segundo o FBI.

“Os golpistas podem se passar por agências de assistência a desastres para coletar informações pessoais, conduzir esquemas de fraude de caridade ou cometer fraudes contra programas de assistência a desastres”, disse o FBI.

Em 2024, o Centro de Reclamações de Crimes na Internet do FBI recebeu mais de 4,5 mil queixas relatando aproximadamente 96 milhões de dólares em perdas para instituições de caridade, contas de financiamento coletivo e campanhas de assistência a desastres falsas, informou a agência.

Até esta quinta-feira (16), mais de 170 mil pessoas permaneciam sob ordem de retirada ou aviso no Condado de Los Angeles, enquanto o esforço continua para conter os incêndios florestais mortais que causaram alto nível de destruição na área.

Declaração final do G20 aborda mudanças climáticas, guerras e taxação

Este conteúdo foi originalmente publicado em FBI alerta sobre golpes em Los Angeles em meio a incêndios florestais no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.