Dia do Compositor: entenda por que a data é comemorada nesta quarta (15)

O Dia do Compositor é comemorado nesta quarta-feira (15) em uma tradição importada do México. Nesta data, são celebrados os profissionais que escrevem e criam músicas, além daqueles que constroem as melodias das canções.

O motivo pelo qual o Dia do Compositor é comemorado nesta quarta-feira data de 1945, quando, em 15 de janeiro, foi fundada a Sociedade de Autores e Compositores do México (SACM). A data passou a ser celebrada em 1983 no país da América do Norte, quando foi instituída no mesmo dia em que foi criado o Sindicato Mexicano de Autores, Compositores e Editores de Músicas (SMACEM).

Com o passar dos anos, a tradição chegou ao Brasil que, antes disso, instituiu uma data para celebrar os compositores nacionais. Herivelto Martins, famoso cantor da época da era do rádio, não só estabeleceu que o Dia do Compositor Brasileiro seria comemorado em 7 de outubro, como também fundou a União Brasileira de Compositores.

Mundialmente, há outra data de celebração dos compositores: 9 de abril. O Dia Internacional dos Compositores é celebrado neste dia em homenagem à primeira gravação de voz humana da história, feita por Edouard-Leon Scoot de Martinville, na música “Clare De La Lune”, em 9 de abril de 1860.

“Garota de Ipanema” é música brasileira mais regravada na história

Este conteúdo foi originalmente publicado em Dia do Compositor: entenda por que a data é comemorada nesta quarta (15) no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.