Blue Origin desiste de tentar lançar New Glenn, foguete mais poderoso da empresa

A Blue Origin, empresa de foguetes fundada por Jeff Bezos em 2000, cancelou a primeira tentativa de lançar o foguete New Glenn de 98 metros de altura. O lançamento estava marcado para às 3h (horário de Brasília) na Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida.

Durante a transmissão ao vivo do evento, a empresa revelou que os engenheiros estavam lidando com “anomalias”, que é o jargão aeroespacial para problemas com o foguete que devem ser corrigidos antes de dar o sinal verde final para a decolagem. A Blue Origin, no entanto, não compartilhou quais eram exatamente os problemas que os engenheiros estavam tentando remediar.

“Estamos recuando da tentativa de lançamento de hoje para solucionar um problema no subsistema do veículo”, disse Ariane Cornell, vice-presidente de sistemas espaciais da Blue Origin.

Uma nova data de lançamento ainda não foi divulgada.

Cornell disse que o próximo passo é drenar o combustível do foguete New Glenn. A empresa começou a encher os tanques de combustível do veículo com propelente — incluindo metano líquido, hidrogênio e oxigênio — no final da noite de domingo (12).

“A partir daí, vamos avaliar… quais são as coisas que podemos querer fazer em nosso tempo de inatividade? E é isso que vai orientar quando será a próxima oportunidade de lançamento”, explicou.

Na manhã desta segunda-feira (13), o relógio de contagem regressiva diminuiu para mostrar menos de 10 minutos antes da decolagem, mas a Blue Origin adicionou mais tempo enquanto os engenheiros trabalhavam para solucionar problemas pendentes.

Os problemas, no entanto, não foram resolvidos a tempo, antes que a janela de lançamento fosse definida para fechar às 6h (horário de Brasília).

Uma decolagem inaugural tranquila para New Glenn pode ser crucial, pois a empresa espera reunir dados abundantes deste voo e abrir caminho para que o foguete tenha um impacto rápido na indústria global de lançamento.

New Glenn é o primeiro foguete desenvolvido pela Blue Origin que pretende ser capaz de enviar satélites para a órbita — um feito que será necessário para qualquer empresa que espera desafiar o domínio de longa data da SpaceX no mercado de lançamentos.

A Blue Origin dispensou o lançamento do New Glenn em direção a uma semana movimentada para voos espaciais. Um foguete SpaceX Falcon 9 carregando dois módulos lunares está programado para decolar do Centro Espacial Kennedy da Nasa — que fica adjacente ao Cabo Canaveral — já na quarta-feira (15), às 3h11 (horário de Brasília).

A SpaceX também deve dar início ao sétimo voo de teste de seu gigantesco foguete Starship na quarta.

Starship, da SpaceX, é foguete mais poderoso já construído; entenda

Este conteúdo foi originalmente publicado em Blue Origin desiste de tentar lançar New Glenn, foguete mais poderoso da empresa no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.