Silvinei Vasques, ex-diretor da PRF, tem processo na CGU suspenso pela Justiça de SC


Defesa questionou a troca dos membros da comissão que analisava o caso. Silvinei Vasques
Reprodução TV Globo
O ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Silvinei Vasques conseguiu na Justiça Federal de Santa Catarina a suspensão de um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) contra ele que tramitava na Controladoria-Geral da União (CGU). A decisão favorável se baseou em pedido da defesa que questionava a troca dos membros da comissão que analisava o caso.
A comissão apura ações de Silvinei durante o período eleitoral de 2022 como participação em eventos de apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro, que concorria à reeleição.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
De acordo com o processo, a primeira comissão isentou Silvinei da acusação de improbilidade administrativa, porém a CGU determinou que o caso fosse reanalisado.
A mudança motivou o pedido de suspensão da defesa de Silvinei, que foi acatado pelo juiz Rafael Selau Carmona, da 3ª Vara Federal de Florianópolis, na segunda-feira (19).
“Convém, em caráter excepcional e como medida de cautela, paralisar a tramitação do processo administrativo disciplinar até o saneamento do vício, ou seja, até o restabelecimento da comissão dissolvida pela decisão proferida pelo Corregedor-Geral da União em 13.12.2023″, detalha a decisão.
Silvinei é policial rodoviário aposentado e deixou a direção da PRF em dezembro de 2022. Em agosto de 2023 foi preso suspeito de ter ordenado operações de blitz para dificultar o trânsito de eleitores de Lula no segundo turno da eleição presidencial de 2022. Ele foi solto no último dia 8 de agosto.
*Esta reportagem está em atualização.
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias
Adicionar aos favoritos o Link permanente.